28 curiosidades que você precisa saber sobre a cerveja

eduard-gurtzner_too_much

 

1- Se você não gosta de amargor. saiba que é uma linda e aromática flor a responsável pelos altos índices de IBU (Internacional Bitterness Unit). O malte torrado também faz seu papel nesse gosto, mas o lúpulo costuma ser o queridinho dos cervejeiros para esse quesito.

2- Foi Louis Pasteur quem aprovou que as leveduras vivas fermentavam o mosto (mistura de água e malte). Antes do século XIX ninguém sabia como acontecia o milagre de transformar água e malte em um líquido alcoólico e divertido.

3- O Brasil não é produtor de lúpulo, o clima aqui é quente demais para esta espécie, mas algumas experimentações para a produção já estão sendo feitas.

4- Na antiguidade a fabricação de cerveja era uma atividade que era de responsabilidade das mulheres, conhecidas como ‘alewifes’.

5- Em 1539, na Alemanha (Baviera), era proibido fabricar cerveja no verão; por conta do calor  as cervejas fermentadas nessa época estragavam muito rápido.

6- Os monges bebem e fabricam cerveja há tempos! São responsáveis por cervejas incríveis, copiadas no mundo inteiro.

7- Hoje no Brasil, existem mais de 300 fábricas artesanais legalizadas produzindo cerveja. 

8- A garrafas de vidro são marrons porque ajudam a proteger a cerveja dos raios ultravioletas, esses reagem com os componentes do lúpulo e liberam componentes aromáticos mais pungentes ( a não ser que você use extrato de lúpulo).

9- Existem cervejas que envelhecem muito bem, leia sobre cada estilo ou indicação da cervejaria.

10- Fazer cerveja em casa é uma possibilidade: existe atualmente no Brasil um número enorme de pessoas que bebem suas próprias cervejas. Só no grupo Cervejeiros Caseiros do Brasil no Facebook, existem mais de 10 mil membros.

11- Existem 3 grandes tradicionais escolas cervejeiras onde estão os estilos que mais tomamos no Brasil: Bélgica, Alemanha e Inglaterra.Estados Unidos estão logo atrás com suas cervejas extremas ganhando adeptos.

12- Todas as cervejas trapistas são de Abadia, mas nem todas as cervejas de Abadia são trapistas. Só existem 9 no mundo com o direito de usar o selo trapista.

13- Classificamos as cervejas também por família e estilo. Temos duas grandes famílias: Ale e Lager. Dessas duas básicas, temos mais de 150 estilos de cervejas diferentes.

14- Um rótulo de cerveja bem lido te dá muitas informações importantes antes de comprar. Leia!

15- Tanto as cervejas com tampa de metal, quanto as com tampa de rolha, devem ser armazenadas em pé, evitando assim, a oxidação da cerveja.

16- Existem cervejas que vão flores, sementes, raízes, frutas, madeira, bacon, mel, rapadura e muitos outros adjuntos em sua produção. 

17- Em 1516, na Baviera, Alemanha, foi proclamada uma lei que proibia qualquer ingrediente que não fosse: água, malte e lúpulo nas cervejas fabricadas naquela região.

18- Tecnicamente, não chamamos as cervejas comerciais de Pilsen. Na verdade, existe o estilo American Light Lager, no qual a maioria das cervejas comuns se encaixa.

19- A primeira sexta- feira de agosto é o dia Internacional da cerveja. 

20- Segundo o IBOPE, a cerveja é usada em 64% das comemorações brasileiras.

21- Queijos e cervejas fazem uma combinação incrível.

22-  A Westvleteren é considerada uma das melhores cervejas do mundo. Fabricada na Bélgica, só é vendida por lá e em pequena escala. É feita por monges em pequena escala.

23- Nem sempre a cerveja mais gelada é a melhor, existem temperaturas ideais para cada estilo.

24- A Lei Seca durou nos Estados Unidos 13 anos, 10 meses, 19 dias, 17 horas e 32 minutos.

25- Cheirar a cerveja que você vai tomar é importante, os aromas compõem o sabor. 

26- A estrutura do colarinho da cerveja , a espuma, é formado por proteínas do malte e polifenóis derivados do lúpulo. 

27- Podemos fazer diversos tipos de harmonização de cerveja e comida, para isso,  utilizamos 3 características: corte, semelhança e contraste.

28- Alguns estilos de cervejas maturam em barris de madeira. A maturação não precisa ser exclusivamente em carvalho.

Que a cerveja é um universo à parte, você já sabia. Mas o que você não sabia é que tanta coisa interessante existia nele, né? Bóra tomar uma! ;) ;) ;)

duff

 

Bioporã: A 1º linha de manteigas veganas artesanais do Brasil!

amendoin3

As manteigas veganas artesanais Bioporã são cremes de castanhas e sementes oleaginosas integrais, minimamente processadas e 100% livres de aditivos artificiais, ingredientes animais (incluindo leite e derivados), soja e glúten.

Bioporã é alimento de verdade, com sabor, aroma e nutrientes verdadeiros!

1. Cacau Nutty: Um creme de cacau de verdade, com sabor aroma e nutrientes verdadeiros!

Cacau-Nutty

Quem conhece o cacau de verdade sabe que ele tem muito pouco em comum com o cacau desengordurado, do tipo pó ou massa, utilizados na fabricação de chocolates, cremes e achocolatados industrializados.

Nosso Cacau Nutty é feito com nibs (amêndoas trituradas) de cacau cru orgânico e não-desengordurado, conchados lentamente para perder sua acidez. E a combinação com o amendoim acrescentou um extra em cremosidade e doçura. Resultado: um creme delicioso e super saudável!

Nenhum outro alimento apresenta propriedades antioxidantes tão ricas como a amêndoa crua de cacau. Mas ela deve ser consumida crua, pois o calor e o alto nível de processamento que o cacau sofre para a produção de chocolate, por exemplo, degradam quase que totalmente os minerais e enzimas bio-disponíveis responsáveis por esta característica.

E combinado com amendoim, nosso Cacau Nuttyse transforma também em uma ótima fonte de proteínas, ferro, cálcio e Vitamina E.

2. Puro Mindú: A manteiga de amendoim voltou a ser.. manteiga de amendoim!

Puro-Mindú

A manteiga de amendoim tornou-se popular nos Estados Unidos na década de 1930, quando, em plena depressão econômica, o governo daquele país estimulou a produção de alimentos baratos e ao mesmo tempo rico em proteínas, principalmente destinados às crianças.

No entanto, muitos benefícios desta leguminosa se perdem com o intenso processamento industrial, incluindo a adição de açúcar, realçadores de sabor, aromatizantes e conservantes.

Nosso Puro Mindú é um produto puro, 100% amendoim levemente torrado, sem adição de açúcar, conservantes e qualquer aditivo artificial.

​Naturalmente adocicada e de textura super cremosa, é uma peanut butter de verdade.

Como toda leguminosa, o amendoim é rico em proteínas. Também se destaca como fonte natural de ferro, cálcio e Vitamina E.

Perfeito para crianças e atletas como fonte de energia!

3. Mindu Baru: Valorizar o que é de nossa terra faz parta de nossa missão. E o Baru não poderia ficar de fora!

Mindu_Baru_Ambientado

O Cerrado é um paraíso em nosso País, com incrível biodiversidade, mas ainda pouco conhecido e valorizado.

Um dos tesouros deste bioma é o Barú, fruto com polpa doce que contém uma amêndoa riquíssima em proteína.

Este super-alimento foi nossa inspiração para a criação do Mindú-Barú, que traz também outro alimento nativo do Brasil, o amendoim.

O resultado desta fusão tupiniquim é um creme naturalmente adocicado, com sabor equilibrado, energético e super nutritivo!

Em 2012, em sua pesquisa de doutorado pela UnB, Miriam Lemos identificou que a amêndoa de baru possui fitoquímicos que controlam os radicais livres que causam problemas como a hipertensão e a artrite, além de doenças como o câncer e o diabetes. Um excelente antioxidante!

Para deixar o ótimo ainda melhor, a fusão com o amendoim torna o Mindú-Barú uma ótima fonte de energia (carboidratos), Vitamina E, fibras e minerais (potássio e zinco).

4.Manteiga de Coco: A primeira manteiga de coco do Brasil, paixão à primeira colherada!

MANTEIGA4

Prepare-se para uma experiência única! Apresentamos aManteiga de Coco Bioporã, um alimento para se apaixonar à primeira colherada! A primeira e única do Brasil!

100% polpa de coco integral, 100% livre de aditivos artificiais, produzida em temperaturas inferiores a 43oC e mantendo assim as qualidades enzimáticas e nutricionais do coco.

A Manteiga de Coco Bioporã derrete em sua boca com todo o sabor e aroma deste super alimento!

Não é óleo de coco!

A Manteiga de Coco Bioporã é bem diferente do óleo de coco.

O óleo contem apenas o óleo isolado do coco. A Manteiga de Coco Bioporã é integral, pois utiliza 100% a polpa do coco, incluindo seu óleo e fibras. Além de uma textura super cremosa, nossa Manteiga oferece todos os benefícios dos alimentos integrais e crus!

Cocos são ricos em gorduras saturadas benéficas à saúde humana e ácido láurico, compostos que auxiliam na redução de ocorrência de doenças cardíacas.

Depois do leite materno, a polpa do coco seco é a fonte natural mais rica em ácidos graxos de cadeia média (MTC), fundamentais para o bom funcionamento do sistema imunológico.

Além deles, a Manteiga de Coco Bioporã é rica em fibras, o que torna a absorção dos nutrientes mais equilibrada e contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo.

5. Bisnagas Bioporã 50g: Leve a Bioporã sempre com você!

13277608_1124843774227021_508867246_nPre-treino com nutrientes verdadeiros? Vai passear com as crianças? Lanche livre de aditivos artificiais no trabalho?

Leve a Biporoã com você! Na mochila, na bolsa, no <3

 

Benefícios à saúde

amendoin3

Os produtos Bioporã são 100% puros, sem adição de conservantes, emulsificantes, realçadores de sabor, aromatizantes e qualquer aditivo artificial. Sem eles, também ficamos livres de riscos extras à saúde.

Os ingredientes utilizados em nossos produtos (castanhas, amêndoas e sementes oleaginosas) são fontes naturalmente ricas em ácidos graxos poliinsaturados. Também conhecidos por ácidos graxos essenciais, pois são indispensáveis ao metabolismo de nossas células.

Os Ômegas 3, 6 e 9, como são chamados popularmente, ajudam a manter níveis saudáveis de lipídios no sangue, regulam a pressão arterial, controlam inflamações nos casos de infecção e lesões e fortalecem o sistema imunológico.

Castanhas e sementes possuem fitoesteróis e altos teores de Vitamina E, substâncias que agem como antioxidantes, combatendo os radicais livres que aceleram o envelhecimento e estão associados a alguns tipos de câncer, como de próstata, esôfago, cólon e reto.

O cacau tem destaque como antioxidante, sendo classificado como super alimento.

Também possuem teores consideráveis de magnésio, cobre, zinco, selênio, fósforo, potássio, ferro e cálcio, além de baixa concentração de sódio, favorecendo o controle da pressão arterial.

Os minerais atuam como constituintes estruturais de nossos tecidos, reguladores dos impulsos nervosos, da atividade muscular e do balanço ácido-base do organismo.

Enzimas são proteínas especializadas em catalisar o metabolismo celular. Estas notáveis biomoléculas auxiliam e regulam praticamente todas as reações do funcionamento das células.

São abundantes em alimentos de origem vegetal que não tenham sido expostos à temperaturas superiores à 43 graus Celsius. Ou seja, ao cozinhar alimentos, perdemos as qualidades enzimáticas dos mesmos.

A maioria de nossos ingredientes não é submetida à temperaturas que afetem suas características enzimáticas.

Graças à boa dose de ácidos graxos essenciais e à Vitamina E que as oleaginosas oferecem, as castanhas são consideradas alimentos para o cérebro, ajudando a diminuir o declínio cognitivo com a idade.

Além de proteger contra problemas associadas à idade, o British Journal of Nutrition publicou um estudo no qual sugere que nozes podem melhorar a memória de trabalho (memória de curto prazo), resolução de problemas e função motora.

Venha até o Armazém e confira os Produtos da Bioporã!

Fonte: biopora.com