ALTANO 2009 – DOURO – PORTUGAL

ALTANO 2009 – DOURO – PORTUGAL

Um belo vinho, o delicioso Altano foi indicado simplesmente como uma das “Melhores Relações Qualidade/Preço em todo o mundo” pela Wine Spectator! A revista também o classifica como um dos maiores “Top Value” d

e Portugal. É um corte rico e saboroso de Tinta Roriz e Touriga Francesa, elaborado na Quinta do Sol, propriedade da famosa família Symington no Douro. Um corte das uvas Tinta Roriz. Touriga Franca, Tinta Barroca, provenientes de vinhedos localizados na região do Douro. Colheita manual e rendimentos limitados. Na vinificação há rigorosa seleção das uvas. Usa leveduras selecionadas na fermentação realizada em cuba de aço inoxidável, onde se faz uma maceração suave a baixa temperatura, com o objetivo de extrair cor e limitando a extração de tanino, criando um vinho aromático e macio. Passa 4 meses em barricas de carvalho francê e americano e mais 4 meses de garrafa antes de sair ao mercado.
Teve os seguintes reconhecimentos:
Revista de Vinhos: “Boa Compra” (08)
Wine Spectator: 88 pontos (05) – “Best Value”
Decanter: 4 Estrelas (04).
Características Organolépticas: Rubi intenso. No nariz, mostra muita fruta vermelha e negra madura como ameixas, cerejas e amoras. Nota- se a madeira sutil e apetitosa.
Boca com boa acidez, um vinho equilibrado e de corpo médio. Finaliza bem na boca, mostrando boa persistência e nenhum amargor. Excelente para beber agora ou para guardar por mais alguns poucos anos.
Produtor: Altano / Symington
País: Portugal
Região: Douro
Safra: 2009
Tipo: Tinto
Volume: 750 ml
Uva: Tinta Roriz. Touriga Franca, Tinta Barroca.
Vinhedos: Vinhedos localizados na região do Douro. Colheita manual e rendimentos limitados.
Vinificação: Rigorosa seleção das uvas. Leveduras selecionadas. Fermentação em cuba de aço inoxidável, onde se faz uma maceração suave a baixa temperatura. Fermentação malolática completa.
Maturação: 4 meses em barricas de carvalho francês e americano e mais 4 meses de garrafa antes de sair ao mercado.
Temperatura de Serviço: 16 a 18ºC
Teor Alcoólico: 13% Vol.
Corpo: Médio
Sugestão de Guarda: Pronto para consumo
Combinações: Carne vermelha, aves e queijos.