Receitas para o Natal e Ano Novo Vegetarianas!

Quem pensa que uma ceia vegetariana é sem graça e deixa a desejar, está enganado. Principalmente porque além de muita variedade, cor e sabor, os pratos são condizentes com a data, que celebra a vida e não a morte.
Nesse especial, selecionamos algumas opções de pratos principais, acompanhamentos, saladas, massas, petiscos e sobremesas com algumas das melhores receitas já publicadas no Cantinho Vegetariano.
Então, que tal escolher seu cardápio, convidar a família e amigos e aproveitar a oportunidade para mostrar que a comida vegetariana, além de ser livre de crueldade, é muito saborosa!
ceia-vegetariana

“Tender” de Natal (vegana)

tender-vegano

Ingredientes

Para a polenta de grão-de-bico (fazer um dia antes):
2 xícaras de farinha de grão-de-bico
3 xícaras de água ou caldo de legumes
1 tomate grande
2 dentes de alho
1/4 de cebola
1/3 de pimentão vermelho
Sal, louro em pó e sementes de cominho a gosto

Para o recheio (fazer um dia antes também):
50 g de cogumelo shitake
50 g de cogumelo paris fresco
50 g de shimeji (você pode usar o cogumelo que quiser)
1 cenoura pequena
1 pedaço de salsão
1 cebola
2 dentes de alho
Sal a gosto

Para a massa folhada:
2 xícaras de farinha de trigo
2/3 de xícara de água
1/3 de xícara de óleo ou azeite
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento químico ou bicarbonato
Amido de milho

Para finalizar:
Catchup

Preparo

Polenta de grão-de-bico:

Bata tudo no liquidificador, coloque numa panela e leve ao fogo até que engrosse e vire uma polenta firme. Despeje num pedaço de papel alumínio e faça uma bola meio achatada com a massa (modele). Leve à geladeira até o dia seguinte. Observação: Faça furinhos no alumínio. Pode juntar um pouquinho de água, mas é só jogar fora que a massa não fica comprometida. O tempero dessa polenta, na verdade, fica a seu gosto. Essa é só uma sugestão.

Recheio:

Pique a cebola e passe os dentes de alho no espremedor. Refogue em azeite. Passe a cenoura e o salsão pelo processador. Junte na panela. Passe os cogumelos no mesmo processador e junte à panela também. Salgue. Refogue tudo até que esteja macio. Deixe a mistura secar um pouco (não pode ficar muito aguada) e desligue. Leve à geladeira.

Massa folhada:

Aqueça a água e o óleo. Junte os demais ingredientes e misture até que forme uma massa homogênea. Sove. Deixe esfriar. Abra a massa bem fina com um rolo. Polvilhe amido de milho sobre a massa aberta (usamos um coador, para facilitar). Enrole a massa, formando um tubo. Corte o tubo em dois (para facilitar). Abra novamente a massa, achatando o tubo. Corte no tamanho e formato desejado.

Montagem e finalização:

No dia seguinte, tire tudo da geladeira. Coloque a bolota de grão-de-bico numa assadeira, sem o papel alumínio e, com cuidado, abra uma tampa no topo dela com uma colher (pequena). Com a colher ainda, vá retirando, pelo buraco que fez, o recheio da bolota. É como fazemos com as morangas para recheá-las. Quando estiver bem cavado, encha com o recheio de cogumelos. Recoloque a tampa. Não há problemas se rachar um pouquinho. Vamos passar massa folhada ao redor de tudo, então, não vai aparecer. Corte um pedaço da massa folhada e abra bem fina. Coloque sobre a bolota, com a parte central cobrindo a tampa por onde se escavou. Vire e feche a massa folhada. Vire novamente e deixe a parte lisa para cima. Com uma colher, faça riscos paralelos na massa (sem cortar, apenas desenhos). Passe catchup por cima da massa e leve ao forno até dourar. Você pode decorar com frutas, com batatas assadas ou outro legume assado que quiser. Sirva com arroz à grega.

Bacalhoada” (vegana)

bacalhoada

Ingredientes

500 g de batatas cozidas (com casca e cortada em rodelas)
200 g de cenoura (sem casca e cortada em rodelas)
1 cebola cortada em rodelas
1 xícara de cogumelo shitake desidratado
1/2 maço de cebolinha
10 folhas de salsinha
4 dentes de alho picados
1 tomate cortado em rodelas ou picado (sem pele e sem sementes)
3 colheres (sopa) de wakame (alga marinha)
2 colheres (sopa) de shoyu
Sal, azeite e manjerona a gosto

Preparo

Hidrate a alga e o shitake separadamente com água quente. Utilize a água que foi usada na alga e no shitake para cozinhar as cenouras e as batatas (você precisará acrescentar mais água para isso). Depois de cozidos, disponha-os em uma assadeira e acrescente cebolinha, tomate, salsinha, cebola e alga marinha e misture bem. Frite o shitake no azeite, depois doure o alho. Adicione-os na assadeira e misture novamente. Por último adicione azeite, shoyu, sal e manjerona. Misture tudo muito bem (com cuidado para não desmanchar as batatas). Asse em forno médio por 35 minutos, coberto com papel-alumínio. Sirva com o tipo de arroz que desejar.

Barbecue Tofu (vegana)

barbecue tofu

 

Ingredientes

2 pacotes de tofu de 400 g congelados mais de 48 h

Para o molho de amendoim:
3 xícaras de creme de amendoim sem açúcar
1/2 xícara de óleo de girassol
1 colher (chá) de alho em pó
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de manjericão

Para o molho barbecue:
1 cebola ralada
2 dentes de alho amassados
2 xícaras e meia de polpa de tomate
1/2 xícara de água
1/2 xícara de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de melado escuro
1 colher (sopa) de manjericão seco
1 colher e meia de sal
1 colher (sopa) de tempero italiano (opcional)
1 colher (chá) e meia de salsa desidratada
Suco de 1 limão
2 colheres (sopa) de shoyu
1 colher (chá) de tomilho seco

Preparo

Descongele o tofu previamente e esprema-o para retirar a água com cuidado para não quebrar. Corte o tofu em fatias de 1,5 cm de espessura e reserve. Em uma tigela média, misture a pasta de amendoim e o óleo de girassol até obter um creme liso. Acrescente o alho em pó, o sal e o manjericão. Misture bem. Banhe cada fatia no molho de amendoim e coloque em uma fôrma rasa. Leve ao forno alto, já pré-aquecido, e asse por 20 minutos.
Enquanto assa o tofu, prepare o molho barbecue. Em uma panela funda, coloque todos os ingredientes do molho, misture e leve ao fogo baixo. Deixe apurar até reduzir a 1/3.
Em uma forma refratária, coloque uma camada de molho barbecue e espalhe bem. Cubra com fatias de tofu assado e não deixe espaço entre elas. Cubra com uma camada do molho e leve ao forno alto por 15 minutos ou até secar, mas sem queimar. Sirva quente acompanhado de purê de batatas e aspargos grelhados.

Fonte: cantinhovegetariano.com.br/