CERVEJA MARIA DEGOLADA

Anner - Maria Degolada

A lenda de Maria Degolada é o mito fundador da Vila Maria da Conceição em Porto Alegre. A história narra a morte de uma jovem chamada Maria Francelina Trenes, que foi degolada por seu amante, o soldado Bruno Soares Bicudo, em 12 de novembro de 1899.
O local onde seu corpo foi encontrado encostado à uma figueira, sofreu a ação de um forte vendaval logo após ao ocorrido, que inclusive, arrancou a árvore. Lá foi construído um túmulo chamado de “capelinha”, que com o tempo, começaram a aparecer relatos de pessoas que fizeram “pedidos” à Maria e foram atendidos. Aos poucos ela começa a tomar status de “santa” e atrai os mais variados tipos de devotos.
Já a cerveja, é uma criação da micro cervejaria gaúcha Anner Bier, mas atualmente tem sua produção feita em parceria com a catarinense Saint Bier. Ela é uma Belgian Tripel, cerveja de alta complexidade, elevado teor alcoólico e tem o sabor marcado por especiarias.

Características:

Aparência: coloração laranja, turva, creme bastante claro, farto e de boa duração.

Aroma: malte, especiarias, frutado, álcool.

Sabor: Doce inicial, amargor moderado, picante, alta carbonatação, textura densa, final frutado.

Percepções Pessoais:

Posta na taça, a “Degolada” exibiu uma forte coloração alaranjada com bastante turbidez em seu interior. Seu creme se formou em ótima proporção e durou satisfatoriamente. O aroma se desprendeu bem e trouxe malte, especiarias como cravo, coentro, pimenta do reino, além de leve frutado e álcool. Na boca ela se inicia suave e doce, seguindo de imediato aquecimento devido ao álcool, ainda com leve sensação picante. O amargor é tênue e fica sempre em segundo plano. Ainda tem estão presentes notas condimentadas, frutas secas, damasco e fermento. Seu textura é densa, quase licorosa, mas a alta carbonatação não a deixa “pesada”. O final é mais frutado e doce.  Boa drinkability.

Informações Adicionais:

Fabricante: Anner Bier
Origem: Brasil.
Família: Ale.
Tipo: Belgian Tripel
Graduação Alcoólica: 11%.
Temperatura ideal: 7 a 12º C.
Site: Não tem.
Copo: Tripel, Tulipa.
Preço: R$ 22,90 – 600ml.

http://aartedabebida.blogspot.com.br/2013/08/degustacao-anner-bier-maria-degolada.html