Como escolher o Azeite de Oliva

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1º Esteja ciente das diferenças entre os tipos de azeite:

  • O azeite de oliva extra-virgem vem da primeira prensagem das azeitonas, contém acidez de no máximo 0,8% e considera-se que tem um sabor superior. Não pode haver óleo refinado no azeite de oliva extra-virgem. Ele é o mais saudável, o topo de gama de azeites e deve ser a opção que rega suas saladas.
  • Azeite virgem – O nome denota que esse óleo não sofreu qualquer refinamento; no entanto, ele tem um teor de acidez mais elevado (1-4%) do que o azeite extra virgem, por isso retém somente alguns dos seus aromas e sabores naturais.
  • Azeite de oliva – esse é o óleo estocado em grandes quantidades nas prateleiras dos supermercados. É geralmente um óleo misturado, constituído de azeite virgem misturado com uma pequena quantidade do azeite refinado. A qualidade e o preço dependem muito da marca e da mistura. Adequado para cozinhar.
  • Azeite de oliva lampante – esse é um azeite muito refinado, ou seja, o resíduo que sobra depois que o óleo é prensado. Ele é de uma classe muito baixa e será muito mais barato. Deve ser utilizado para produtos de limpeza e não para cozinhar e consumo.

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2º Defina para que vai usar o azeite de oliva Se for para saladas, escolha azeite virgem ou extra virgem. Muitas vezes, é uma boa ideia comprar uma quantidade muito pequena de azeite virgem ou extra virgem e guardar apenas para saladas. Se você estiver cozinhando, o azeite de oliva puro é a melhor escolha. Se você estiver preparando um produto de limpeza, como polidor de mobília, use o azeite de oliva lampante.

3º Escolha produtos em vidro escuro. A cor escura ajuda a evitar a oxidação do óleo, o que pode levar rapidamente a deterioração, tornando-o rançoso.

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4º Escolha pela qualidade e não pela cor. Os azeites variam consideravelmente na gama de cores, de verde-escuro a uma cor dourada clara. As cores não são indicativas de qualidade – os rótulos descritos são.

Dicas 

  • É melhor consumir o azeite de oliva entre 12 a 18 meses. Certifique-se de que o prazo de validade está de acordo com o tempo que você será capaz de cozinhar com ele.
  • Sempre prefira o azeite extra virgem, mesmo para fritar (o ponto de fumaça é mais alto do que 200°C e a temperatura para fritura chega a 160-190°C).
  • Azeite prensado a frio ou da primeira prensa tem níveis mais elevados de polifenóis (antioxidantes potentes), devido ao fato de que nenhum calor ou solventes foram utilizados durante o processamento das azeitonas.

Benefícios do Azeite de Oliva para nossa saúde

O azeite é rico em ácidos graxos monoinsaturados, como o ácido oleico, que ajudam a melhorar o perfil das gorduras do sangue, reduzindo o colesterol ruim e aumentando o bom. Ele também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.

O extravirgem é tão puro que pode ser comparado a um suco de frutas. Por ser prensado a frio, ele preserva os antioxidantes da azeitona, os polifenóis e a vitamina E, que protege contra o câncer e doenças do coração.

Além disso, ele:

  • Acelera o metabolismo
  • Protege contra osteoporose
  • Previne a arteriosclerose e seus riscos
  • Ajuda na digestão com maior facilidade
  • Melhora o funcionamento do estômago e do pâncreas
  • Estimula o crescimento e favorece a absorção de cálcio e mineralização
  • Possui vitaminas A, D, K e E
  • Ajuda a retardar o envelhecimento da pele, pois é um poderoso antioxidante.

 

 

Salada no pote

A salada no pote tá super na moda aqui e nos Estados Unidos! É uma maneira de facilitar a nossa vida saudável que às vezes é bem corrida, né! A ideia é preparar de uma vez as saladas que serão consumidas durante a semana, deixando o dia a dia mais prático. :)

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*Confira 5 receitinhas de salada no pote, uma para cada dia da semana!*

Segunda-Feira: salada multigrãos

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Para começar bem a semana, invista nesta escolha saudável e equilibrada. É a combinação perfeita de arroz, queijo, amêndoa torrada e rúcula – se você é do time que não gosta de alface.

Terça-Feira: salada de ovo e frango

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As mais chegadas em proteínas vão adorar essa versão colorida e rica de salada. Combine ovo de codorna, cenoura, quinoa, crouton integral, frango desfiado e rúcula. Não esqueça de colocar o molho no fundo!

Quarta-Feira: salada caprese

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Com mussarela de búfala, tomate-cereja e manjericão você tem todos os ingredientes que precisa. Basta acrescentar azeite de oliva, sal, pimenta-do-reino e vinagre balsâmico a gosto. Dica: se você estiver usando manjericão-anão, só coloque o molho na hora de comer.

Quinta-Feira: salada mexicana

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O segredo é usar ingredientes típicos: alface, milho, feijão preto, tomates, tortilhas e coentro. Aí é só combinar com um molho levemente picante e deliciar-se com a sua criação.

Sexta-Feira: salada de frango, maça e noz-pecã

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É o dia de se esbaldar com uma saladinha bem completa! Combina o poder da noz-pecã como a oleaginosa, as proteínas do frango, o toque de acidez e frutose da maçã verde, a couve e um pouco de cranberry (você pode substituir por goji berry também). O segredo é cozinhar o frango um dia antes (ou mais) para só montar à noite.

Bom apetite!