28 curiosidades que você precisa saber sobre a cerveja

eduard-gurtzner_too_much

 

1- Se você não gosta de amargor. saiba que é uma linda e aromática flor a responsável pelos altos índices de IBU (Internacional Bitterness Unit). O malte torrado também faz seu papel nesse gosto, mas o lúpulo costuma ser o queridinho dos cervejeiros para esse quesito.

2- Foi Louis Pasteur quem aprovou que as leveduras vivas fermentavam o mosto (mistura de água e malte). Antes do século XIX ninguém sabia como acontecia o milagre de transformar água e malte em um líquido alcoólico e divertido.

3- O Brasil não é produtor de lúpulo, o clima aqui é quente demais para esta espécie, mas algumas experimentações para a produção já estão sendo feitas.

4- Na antiguidade a fabricação de cerveja era uma atividade que era de responsabilidade das mulheres, conhecidas como ‘alewifes’.

5- Em 1539, na Alemanha (Baviera), era proibido fabricar cerveja no verão; por conta do calor  as cervejas fermentadas nessa época estragavam muito rápido.

6- Os monges bebem e fabricam cerveja há tempos! São responsáveis por cervejas incríveis, copiadas no mundo inteiro.

7- Hoje no Brasil, existem mais de 300 fábricas artesanais legalizadas produzindo cerveja. 

8- A garrafas de vidro são marrons porque ajudam a proteger a cerveja dos raios ultravioletas, esses reagem com os componentes do lúpulo e liberam componentes aromáticos mais pungentes ( a não ser que você use extrato de lúpulo).

9- Existem cervejas que envelhecem muito bem, leia sobre cada estilo ou indicação da cervejaria.

10- Fazer cerveja em casa é uma possibilidade: existe atualmente no Brasil um número enorme de pessoas que bebem suas próprias cervejas. Só no grupo Cervejeiros Caseiros do Brasil no Facebook, existem mais de 10 mil membros.

11- Existem 3 grandes tradicionais escolas cervejeiras onde estão os estilos que mais tomamos no Brasil: Bélgica, Alemanha e Inglaterra.Estados Unidos estão logo atrás com suas cervejas extremas ganhando adeptos.

12- Todas as cervejas trapistas são de Abadia, mas nem todas as cervejas de Abadia são trapistas. Só existem 9 no mundo com o direito de usar o selo trapista.

13- Classificamos as cervejas também por família e estilo. Temos duas grandes famílias: Ale e Lager. Dessas duas básicas, temos mais de 150 estilos de cervejas diferentes.

14- Um rótulo de cerveja bem lido te dá muitas informações importantes antes de comprar. Leia!

15- Tanto as cervejas com tampa de metal, quanto as com tampa de rolha, devem ser armazenadas em pé, evitando assim, a oxidação da cerveja.

16- Existem cervejas que vão flores, sementes, raízes, frutas, madeira, bacon, mel, rapadura e muitos outros adjuntos em sua produção. 

17- Em 1516, na Baviera, Alemanha, foi proclamada uma lei que proibia qualquer ingrediente que não fosse: água, malte e lúpulo nas cervejas fabricadas naquela região.

18- Tecnicamente, não chamamos as cervejas comerciais de Pilsen. Na verdade, existe o estilo American Light Lager, no qual a maioria das cervejas comuns se encaixa.

19- A primeira sexta- feira de agosto é o dia Internacional da cerveja. 

20- Segundo o IBOPE, a cerveja é usada em 64% das comemorações brasileiras.

21- Queijos e cervejas fazem uma combinação incrível.

22-  A Westvleteren é considerada uma das melhores cervejas do mundo. Fabricada na Bélgica, só é vendida por lá e em pequena escala. É feita por monges em pequena escala.

23- Nem sempre a cerveja mais gelada é a melhor, existem temperaturas ideais para cada estilo.

24- A Lei Seca durou nos Estados Unidos 13 anos, 10 meses, 19 dias, 17 horas e 32 minutos.

25- Cheirar a cerveja que você vai tomar é importante, os aromas compõem o sabor. 

26- A estrutura do colarinho da cerveja , a espuma, é formado por proteínas do malte e polifenóis derivados do lúpulo. 

27- Podemos fazer diversos tipos de harmonização de cerveja e comida, para isso,  utilizamos 3 características: corte, semelhança e contraste.

28- Alguns estilos de cervejas maturam em barris de madeira. A maturação não precisa ser exclusivamente em carvalho.

Que a cerveja é um universo à parte, você já sabia. Mas o que você não sabia é que tanta coisa interessante existia nele, né? Bóra tomar uma! ;) ;) ;)

duff

 

Molhos Chefn’Boss, Creative Flavours

banner-chefn-boss1

 

Receitas originais, sabores inusitados.

1-Q6xsbiZGgYrjoXU2aAkVOw

Chilli & Churry Salsa

 

 

Chilli-Churri

Salsa de pimenta verde ao vinagrete, temperada com chimichurri e especiarias. Molhinho de pimenta nunca mais! Experimente um delicioso molho de pimenta verde, preparado com chimichurri, o tradicional vinagrete argentino que traz o sabor fresco das ervas e especiarias ao alho com a picância do chilli. O chefn’boss CHILLI & CHURRI SALSA é espetacular para churrasco, vai muito bem em filet rosado, sanduiches e saladas.

Royal Masala Chutney 

Royal-massala

O sabor adocicado do chutney em uma receita que não utiliza frutas, com uma explosiva seleção de 25 especiarias. Não é nada disso que você está pensando. o chefn’boss royal massala chutney é adocicado como o chutney tradicional, mas sem frutas em sua receita. ele alcança a essência do chutney numa mistura de ricas especiarias indianas e deliciosos pedaços de aipo e cebola. Vai bem demais com assados de carne ou vegetais e todos os tipos de pães e queijos que imaginar.

Spicy Passion Mustard

Spicy-passion

Sabor inigualável da mostarda, com um toque tropical de maracujá e especiarias latinas. Somos loucos por mostarda e esse molho é a prova disso. O chefn’boss SPICY PASSION MUSTARD conserva o característico sabor da mostarda, mas inova com o toque frutado do maracujá e exóticas especiarias latinas. Perfeito para quem ama colocar algo inusitado em sanduíches,saladas, peixes e boas salsichas e linguiças.

Biquinho & Cachaça Barbecue

Biquinho-e-cachaça

Barbecue com alma de botequim, feito com pimenta biquinho e cachaça curtida em barril de carvalho. A vida dos amantes da carne e de um bom porquinho nunca mais será a mesma com o chefn’boss BIQUINHO & CACHAÇA BARBECUE. A união surpeendentemente perfeita entre o defumado do barbecue, o sabor da pimenta biquinho e a presença amadeirada da cachaça artesanal. Uso liberado no churrasco e no buteco, matador em qualquer burguer e divino em carne de porco.

Country Buffalo Sauce 

Country-buffalo

O molho picante das asinhas americanas, com forte personalidade caipira, manteiga de garrafa e pimenta caiena. Depois que você experimenta, sempre fica a pergunta: Por que nunca comi isso antes? o chefn’boss COUNTRY BUFFALO SAUCE  foi inspirado no molho picante amanteigado usado nas buffalo wings americanas, mas com o nosso tempero da roça, a manteiga de garrafa e um toque fresco de salsão. pode ser utilizado sem contraindicação em pratos com frango, batatas e espiga de milho.

Sweet Chili Cream

Sweet-Chilli

Molho de pimenta doce e cremoso, com picância agradável e tempero thai ao gengibre e limão, diferente de tudo o que você já experimentou e mais saboroso do que se pode imaginar. O chefnboss  SWEET CHILLI CREAM é um molho agridoce levemente apimentado, que harmoniza o sabor das pimentas vermelhas com um marcante tempero do estilo tailandês. É surpreendente com queijos, sushi, camarão friyo, snacks e empanados.

CHEGA DE MOLHINHO SEM GRAÇA!

Chefn’boss vai surpreender você.