Como escolher o Azeite de Oliva

azeite-oliva-1-164005929

 

1º Esteja ciente das diferenças entre os tipos de azeite:

  • O azeite de oliva extra-virgem vem da primeira prensagem das azeitonas, contém acidez de no máximo 0,8% e considera-se que tem um sabor superior. Não pode haver óleo refinado no azeite de oliva extra-virgem. Ele é o mais saudável, o topo de gama de azeites e deve ser a opção que rega suas saladas.
  • Azeite virgem – O nome denota que esse óleo não sofreu qualquer refinamento; no entanto, ele tem um teor de acidez mais elevado (1-4%) do que o azeite extra virgem, por isso retém somente alguns dos seus aromas e sabores naturais.
  • Azeite de oliva – esse é o óleo estocado em grandes quantidades nas prateleiras dos supermercados. É geralmente um óleo misturado, constituído de azeite virgem misturado com uma pequena quantidade do azeite refinado. A qualidade e o preço dependem muito da marca e da mistura. Adequado para cozinhar.
  • Azeite de oliva lampante – esse é um azeite muito refinado, ou seja, o resíduo que sobra depois que o óleo é prensado. Ele é de uma classe muito baixa e será muito mais barato. Deve ser utilizado para produtos de limpeza e não para cozinhar e consumo.

shutterstock_162229250

2º Defina para que vai usar o azeite de oliva Se for para saladas, escolha azeite virgem ou extra virgem. Muitas vezes, é uma boa ideia comprar uma quantidade muito pequena de azeite virgem ou extra virgem e guardar apenas para saladas. Se você estiver cozinhando, o azeite de oliva puro é a melhor escolha. Se você estiver preparando um produto de limpeza, como polidor de mobília, use o azeite de oliva lampante.

3º Escolha produtos em vidro escuro. A cor escura ajuda a evitar a oxidação do óleo, o que pode levar rapidamente a deterioração, tornando-o rançoso.

sofs003292

4º Escolha pela qualidade e não pela cor. Os azeites variam consideravelmente na gama de cores, de verde-escuro a uma cor dourada clara. As cores não são indicativas de qualidade – os rótulos descritos são.

Dicas 

  • É melhor consumir o azeite de oliva entre 12 a 18 meses. Certifique-se de que o prazo de validade está de acordo com o tempo que você será capaz de cozinhar com ele.
  • Sempre prefira o azeite extra virgem, mesmo para fritar (o ponto de fumaça é mais alto do que 200°C e a temperatura para fritura chega a 160-190°C).
  • Azeite prensado a frio ou da primeira prensa tem níveis mais elevados de polifenóis (antioxidantes potentes), devido ao fato de que nenhum calor ou solventes foram utilizados durante o processamento das azeitonas.

Benefícios do Azeite de Oliva para nossa saúde

O azeite é rico em ácidos graxos monoinsaturados, como o ácido oleico, que ajudam a melhorar o perfil das gorduras do sangue, reduzindo o colesterol ruim e aumentando o bom. Ele também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.

O extravirgem é tão puro que pode ser comparado a um suco de frutas. Por ser prensado a frio, ele preserva os antioxidantes da azeitona, os polifenóis e a vitamina E, que protege contra o câncer e doenças do coração.

Além disso, ele:

  • Acelera o metabolismo
  • Protege contra osteoporose
  • Previne a arteriosclerose e seus riscos
  • Ajuda na digestão com maior facilidade
  • Melhora o funcionamento do estômago e do pâncreas
  • Estimula o crescimento e favorece a absorção de cálcio e mineralização
  • Possui vitaminas A, D, K e E
  • Ajuda a retardar o envelhecimento da pele, pois é um poderoso antioxidante.

 

 


Publicado em Azeites, Saúde por Armazem San Miguel. Marque Link Permanente.

Sobre Armazem San Miguel

MISSÃO Nossa filosofia é promover saúde e qualidade de vida, através de alimentos saudáveis e alta gastronomia e que incluam as dietas de restrição, contando com uma equipe especializada e um ambiente aconchegante, que desperte os cinco sentidos, proporcionando bem estar e satisfação aos nossos clientes. VISÃO Tornar-se referência regional em alimentação gourmet, disponibilizando um mix variado de soluções para todas as ocasiões e momentos especiais , atendendo as necessidades dos nossos clientes, até 2020.

Comentários encerrados.